BLOG

Já pensou que emoção ter uma espécie batizada com seu nome?

23 de Novembro de 2015

Talvez você já tenha visto que alguns famosos já tiveram a honra de terem seus nomes atribuídos a animais e plantas. Nesta lista gigante estão o gênero de lagartos Obamadon, em homenagem ao presidente Barack Obama; o gênero relacionado aos hipopótamos Jaggermeryx, inspirado no cantor Mick Jagger, devido os seus lábios grandes, e a cantora Lady Gaga, que inspirou a nomeação da Gaga monstraparva.

Uma Associação de Parque Nacionais dos EUA, a WNPA- The Western National Parks Association, abriu leilão no E-bay para aquele que tivesse vontade, e dinheiro para, assim como esses famosos, ter seu nome registrado em uma espécie. A venda alcançou o valor de U$ 12.600! Este dinheiro será encaminhado à associação, que auxilia 67 parques nacionais.

Nomes científicos, espécies de animais e plantas

                                 Por aproximadamente R$ 48 mil, alguém irá nomear esta mariposa. Foto: WNPA

O ganhador do leilão irá escolher o nome, mas também colaborar com a conservação ambiental através desse modelo de négocio sustentável.Essa não é uma ideia totalmente nova, na Alemanha, apartir de 2,6 mil euros, pessoas podem apadrinhar espécies.

O entomologista que descobriu a mariposa, Eric H. Metzler, vê a iniciativa de forma positiva. Ele mesmo já havia recebido apoio financeiro da instituição para suas pesquisas científicas. Disse que por não ser um homem muito rico - que possa fazer grandes doações - dar à associação a oportunidade de arrecadar dinheiro é uma maneira de agradecer, e de colaborar para os projetos de proteção ambiental.

Além disso tudo, a ideia vem colaborar com a nomeação científica. Estima-se que na Terra existam cerca de 8,7 milhões de espécies animais e de plantas. E deste número gigante, somente uma em cada sete já são conhecidas.

A cada ano algo em torno de 10 mil novas espécies entram na espera para serem nomeadas. Aos poucos, os taxonomistas encarregados da tarefa não conseguem mais dar conta de descrevê-las e inventar novos nomes.

Taxonomia, nomes científicos novos

                                Procura-se pessoas que queiram inventar nomes científicos! Foto: Chinguri

Nesta história pode ocorrer um probleminha! Pode ser que uma espécie já antes documentada, seja novamente nomeada. E aí, se aquele antigo registro for encontrado, não importa quanto foi pago, somente o nome mais velho valerá.

Fonte: Süddeutsche Zeitung




Confira também

  • 10 espécies nomeadas em homenagem a famosos

    LEIA MAIS
  • 7 espécies com nomes inspirados na saga Star Wars!

    LEIA MAIS
  • Os nomes de espécies mais engraçados!

    LEIA MAIS
  • A nova árvore da vida pode revolucionar a biologia

    LEIA MAIS
Total time: 593.86 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 184.89 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )