BLOG

7 espécies com nomes inspirados na saga Star Wars!

17 de Dezembro de 2015

O ano de 2015 representou um marco para o cinema mundial. Após 10 anos do lançamento de Star Wars: A vingança de Sith, esta semana foi lançada a mais nova produção da sequência de filmes mais aclamados da galáxia.

Mas o que cinema tem a ver com biologia? Acontece que alguns cientistas também são fãs da ficção! E o resultado são gêneros e espécies com nomes baseados na sequência de filmes criados por George Lucas. Confira a lista abaixo, e que a força esteja sempre com você!

1. Xenokeryx amidalae: Os incríveis apêndices ósseos encontrados na cabeça desta espécie, uma extinta parente das girafas, deu origem ao seu nome científico, em uma homenagem à rainha do planeta Naboo: Padmé Amidala. A espécie foi descrita em 2015 em uma publicação na revista científica PLOS ONE.

Ilustração: Israel M. Sánchez

2. Wockia chewbacca: Esta espécie de mariposa, nativa de florestas mexicanas, apareceu em uma publicação da revista Proceedings of the Entomolofical Society of Washington, no ano de 2009. Sua asa, coberta por pêlos compridos, logo indica qual personagem foi homenageado pelos pesquisadores: o querido e incompreendido Chewbacca.           

Foto: Departamento de Agricultura dos EUA

3. Tetramorium jedi: Que a força esteja com esta formiga! Segundo os próprios cientistas responsáveis pela pesquisa, “esta nova espécie foi nomeada em homenagem aos nobres e sábios guardiões da paz do universo Star Wars”. A espécie foi descrita em 2012 no jornal Zootaxa.

Foto: Shannon Hartman

4. Aptostichus sarlacc: Durante o episódio VI da saga Star Wars, uma terrível criatura do deserto incomodou Luke e seus companheiros no planeta Tatooine. Dotada de tentáculos e dentes afiados, Sarlacc foi referenciada recentemente durante a descrição de uma nova espécie de aranha, em uma publicação no jornal ZooKeys, em 2012.

Foto: Jason Bond

5. Darthvaderum: É claro que o maior vilão da saga não poderia estar fora dessa! Darth Vader foi homenageado em 1996, com a descrição de um novo gênero de ácaros pelo Australian Museum. Um organismo tão pequeno pode não parecer uma homenagem à altura de um vilão tão famoso, mas o pesquisador responsável pela publicação afirmou que, quando observou as peças bucais dos ácaros, ele não conseguiu pensar em outro nome senão em Darth Vader.

Foto: Glenn Hunt

6. Yoda purpurata: “Interessante, esta espécie é!” O pequeno Yoda foi homenageado com a publicação de uma nova espécie de hemicordado. Em 2012, os pesquisadores descreveram, no jornal Invertebrate Biology, organismos marinhos com um tipo de asa flexível em cada lado de sua cabeça, semelhantes às enormes orelhas do mestre Jedi.

Foto: David Shale

7. Peckoltia greedoi: Por fim, a mais recente homenagem científica ao mundo fictício criado por George Lucas é uma espécie de peixe, popularmente conhecida como Catfish, ou peixe-gato. Os olhos esbugalhados deste animal são apenas uma das características que tornam este peixe e o personagem Greedo tão semelhantes. A espécie foi descrita este ano na revista científica ZooKeys.

Foto: Jonathan W. Armbruster

 




Confira também

  • 10 espécies nomeadas em homenagem a famosos

    LEIA MAIS
  • Os nomes de espécies mais engraçados!

    LEIA MAIS
  • Já pensou que emoção ter uma espécie batizada com seu nome?

    LEIA MAIS
  • A nova árvore da vida pode revolucionar a biologia

    LEIA MAIS
Total time: 472.60 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 137.33 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )