BLOG

Como Biologia é cobrada na segunda fase da UEL?

01 de Dezembro de 2018

Você sabe quais assuntos da Biologia mais aparecem no vestibular da UEL? Nós queremos te ajudar a direcionar os estudos e garantir sua vaga na universidade. Por isso, preparamos uma análise quantitativa dos conteúdos que foram mais cobrados em Biologia, nos últimos 9 anos de vestibular! Pronto (a) para detonar?

O processo seletivo da UEL (Universidade Estadual de Londrina), é dividido em duas fases, que ocorrem em 3 dias. Na primeira fase é aplicada a prova de conhecimentos gerais, com questões objetivas de múltipla escolha. No segundo dia (segunda fase), são aplicadas as provas de línguas e literaturas e a redação. E no terceiro dia chega a vez das provas específicas, que incluem biologia. Não se esqueça que as questões das provas da segunda fase são todas discursivas!

Zoologia: a campeã do ranking!

Com 20% de frequência no ranking, a zoologia dominou as questões de biologia da UEL! Para detonar nessa área é importante que você conheça as principais caraterísticas dos grupos de animais, sua reprodução, ciclo de vida, fisiologia, etc. Não deixe também de rever conteúdos sobre as características morfológicas dos mamíferos, anfíbios, artrópodes e os demais grupos! Lembre-se que muitas doenças transmitidas por mosquitos têm ganhado destaque na atualidade, por esse motivo se mantenha informado (a)!

Botânica, Ecologia e Genética e Biotecnologia 

Em botânica (14%) os temas frequentes foram: briófitas, angiospermas, frutos, características morfológicas das plantas, hormônios vegetais, anatomia e histologia vegetal. Mas não deixe de estudar também, outros grupos vegetais e processos como fotossíntese e fisiologia vegetalecologia (16%) foi a segunda colocada no ranking das questões de biologia do vestibular da UEL. Essa área costuma aparecer em vários vestibulares. Alguns dos assuntos que já foram cobrados nas provas dos anos anteriores foram: cadeias e teias alimentares, relações ecológicas, componentes dos ecossistemas, impactos ambientais, poluição e ciclos biogeoquímicos.

Em genética e biotecnologia (9%), algumas questões podem trazer em seus enunciados informações atuais, por isso é importante que você esteja por dentro do que está rolando no mundo científico! Alguns conceitos básicos que você precisa dominar para se dar bem em qualquer questão de genética, são: 1ª e 2ª leis de Mendel, DNA, expressão gênica, mutações gênicas e probabilidade. A eritroblastose fetal, replicação do DNA e expressão gênica em vírus já foram cobradas também.

Fisiologia Humana,  Bioquímica e Evolução

Na fisiologia humana (11%), conhecer o funcionamento do nosso corpo é essencial. No vestibular da UEL, algumas provas trouxeram questões sobre o sistema digestivo, circulatório, imunológico, vacinas e programas de saúde. bioquímica (9%) também pode aparecer! Nos anos anteriores, essa área cobrou assuntos como carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e a fotossíntese. Não deixe de rever outros processos como a fermentação e quimiossíntese.

Quando falamos em evolução (8%), é importante estudar as ideias de Darwin, e, apesar de não terem aparecido nessa análise, não deixe de revisar as teorias de Lamarck e o neodarwinismo. Outro assunto que apareceu foi o princípio de Hardy-Weinberg, também chamado de lei do equilíbrio de Hardy- Weinberg.

Reprodução e Embriologia, Parasitologia e Microbiologia e Citologia

Em reprodução e embriologia (6%), temas como o ciclo menstrual, gravidez, desenvolvimento embrionário em humanos e as estruturas envolvidas nesse processo já apareceram nas questões, trazendo inclusive as funções da placenta. Bem menos frequente, nos assuntos relacionados à parasitologia e microbiologia (3%), fique atento (a) às principais doenças causadas por microrganismos, que possuem importância médica na atualidade: gripes, dengue, chikungunya, zika, meningite, raiva, HIV, febre amarela, doença de Chagas, toxoplasmose, malária, giardíase, amebíase, tricomoníase e leishmaniose.

Em citologia (2%), compreender processos como meiose e mitose é o caminho para se dar bem em outros conteúdos também! Não deixe de revisar parede celular e as principais organelas celulares e suas funções.

Sistemática e Seres Vivos

A área da sistemática dos seres vivos (2%) não foi muito frequente nas questões, mas esse conhecimento pode trazer alguns pontinhos a mais no vestibular. Uma das questões pedia para que fossem citados um exemplo de mamífero dos grupos Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários). 

Quer garantir uns pontos a mais na prova de Biologia da UEL? Para ajudar a direcionar seus estudos, disponibilizamos um conteúdo exclusivo [SOMENTE PARA ASSINANTES] com informações valiosas e exercícios para você testar seu conhecimento!

E tem mais... Preparamos um curso específico para quem está concorrendo a uma das vagas na 2ª fase da UEL, o Discursivas Sul! Para acessar o curso, clique aqui! Se quiser ter acesso ao ebook, basta clicar na imagem abaixo! Bora detonar?!

 




Confira também

  • O Biologia Total agora é Ciências da Natureza!

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNICAMP?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da FUVEST?

    LEIA MAIS
  • Como Biologia é cobrada na segunda fase da UNESP?

    LEIA MAIS
Total time: 269.54 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 87.46 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )