BLOG

Conheça os vírus mais mortais do planeta

24 de Maio de 2018

Você sabe quais são os vírus que mais matam as pessoas no planeta? Uma dica: o ebola não está entre eles! Ficou curioso (a), confere o texto e a videoaula que preparamos sobre o assunto.

Os recentes casos de ebola na República do Congo, criaram um grande alarde no mundo. A população teme que o vírus, bastante letal, não possa ser contido, e se espalhe com facilidade para outras regiões do planeta. Por conta disso, temos certeza de que, muita gente ao ler o título, pensou de cara no ebola. A verdade é que ele não ficou nem entre os 10 vírus mais mortais que nós elencamos! Sim, ele é um vírus bastante letal, ou seja, pessoas acometidas por ele encontram-se sempre em uma situação grave, já que a suas taxas de mortalidade variam entre 25% e 90%. Ainda que bastante grave e com o crescente número de casos sendo registrados atualmente, mais pessoas morrem no mundo por diarreia, do que por ebola (acredite)...

No Brasil, as causas mais frequentes de morte não são por conta de doenças transmitidas por microrganismos, mas por conta do estilo de vida (na maioria das vezes sedentário) que o brasileiro leva. Entre as doenças que mais acometem os brasileiros estão: as doenças cerebrovasculares (a principal delas é o derrame), o infarto agudo de miocárdio, pneumonias, diabetes e doenças hipertensivas. No mundo, problemas no coração, AVC e infecções pulmonares crônicas ocupam os primeiros lugares entre as doenças que mais matam.

Na maior parte das vezes, os grandes responsáveis por isso são os fatores de risco comportamentais, como uma alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso excessivo do álcool. Isso quer dizer que uma mudança de hábitos e uma rotina menos estressante, podem fazer com que muitas doenças sejam prevenidas ou tratadas. Destacamos que diferentes mudanças de hábitos ajudam a prevenir diferentes doenças, incluindo as causadas por microrganismos. O simples e correto uso do preservativo em relações sexuais, a imunização através de vacinas, os bons hábitos de higiene, são ótimas formas de prevenir as doenças mais mortais do mundo (causadas por vírus). Simples, não é mesmo? Seguindo esses bons hábitos, além de evitar a contaminação, conseguimos impedir a disseminação de doenças que podem apresentar quadros clínicos graves para quem as contraem!

Para entender melhor o assunto, que costuma aparecer com frequência em vestibulares e Enem, o Prof. Jubilut gravou uma supervideoaula explicando quais são os vírus mais mortais aos humanos. Entenda porque o ebola não está nessa lista e detone nos seus estudos:




Confira também

  • Zika vírus mostrou-se eficaz no tratamento de tumores cerebrais

    LEIA MAIS
  • Tuberculose: uma ameaça mundial

    LEIA MAIS
  • Dois vírus gigantes e complexos são descobertos no Brasil

    LEIA MAIS
  • De acordo com um estudo, outros vírus além do zika ultrapassam a barreira placentária

    LEIA MAIS
Total time: 460.60 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 103.08 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )