BLOG

A prova de que dragões existem!

22 de Março de 2018

Robustos e com a aparência de dinossauros, os dragões-de-komodo, "Varanus komodoensis", podem ter até 3 metros de comprimento e pesar mais de 136 quilos! Estive na Indonésia e tive a oportunidade de conhecer esses animais incríveis. 

Robustos e com a aparência de dinossauros, os dragões-de-komodo, Varanus komodoensis, são os maiores lagartos do mundo: podem ter até 3 metros de comprimento e mais de 136 quilos! Descobertos em 1910, eles têm a cabeça longa, pele escamosa, pernas curvadas e enormes rabos musculares. Eles podem ser encontrados em Brunei (Ilha de Bornéu), Indonésia (Kalimantan) e Malásia (Sabah e Sarawak).

Os dragões-de-komodo são os maiores lagartos do mundo! Fonte: Sergey Uryadnikov | Shutterstock

O dragão-de-komodo prefere lugares quentes e secos e tipicamente vive em zonas de pastos abertos, savanas e florestas tropicais. Possui hábitos alimentares muito variados: apesar de comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas às presas, que incluem invertebrados, aves e mamíferos. Durante sua caça, os dragões-de-komodo confiam na sua camuflagem e também na sua paciência: eles esperam a passagem da sua presa e usam suas pernas poderosas, garras afiadas e dentes serrilhados para atacar!

Pode ser difícil de acreditar, mas o dragão-de-komodo não possui bactérias tóxicas e mortais em sua boca: no momento da mordida, suas vítimas desenvolvem infecções extremas. O que realmente causa estas infecções não são bactérias, e sim um veneno muito poderoso característico desta espécie. O dragão possui glândulas salivares modificadas, capazes de produzir agentes hipertensivos e anticoagulantes (dificultam a coagulação sanguínea). Estes agentes, combinados com adaptações cranianas e dentárias, permitem que o animal mate através de fortes hemorragias. Ele morde a presa e depois deixa ela ir embora, sangrando por conta dos ferimentos. O veneno e a ferida causa uma grande perda sanguínea, que leva a vítima ao estado de choque. Sem condições de reagir a qualquer tipo de atauqe, ele mata a vítima e depois a devora.

Dragões-de-komodo possuem um veneno muito poderoso que é característico de sua espécie. Fonte: Sergey Uryadnikov | Shutterstock

Infelizmente ele é uma espécie vulnerável e está na “lista vermelha” da IUCN – International Union for Conservation of Nature (União Internacional para a Conservação da Natureza). Há algumas evidências que eles tendem a ficar habituados à presença humana, pois turistas costumam dar-lhes carcaças de animais que lhes servem de alimento por várias estações ao longo de um ano.  

Há uma população estável de aproximadamente 3.000 a 5.000 dragões-de-komodo nos consoles de Komodo (Indonésia). No entanto, a escassez de fêmeas que coloquem ovos, a caça furtiva, a invasão humana e os desastres naturais como: a atividade vulcânica, incêndios florestais e perda de habitat, deixaram a espécie vulnerável, ainda que ela não corra risco de extinção.  Estima-se que existam 6 mil dragões-de-Komodo em todo o planeta.

Quer saber mais sobre esse animal incrível? Roda a vinheta e confere essa videoaula filmada na Indonésia:

Fonte: PNASIUCN.


 

 

 

Resposta: Alternativa a. A endogamia causa a perda de um importante fator evolutivo: a variabilidade genética. 




Confira também

  • Encontrado o 1º tubarão vegetariano

    LEIA MAIS
  • Centenas de ovos de pterossauros são encontrados na China

    LEIA MAIS
  • Orangotangos : nossos parentes que gostam de árvores

    LEIA MAIS
  • Pesquisadores descrevem 2 novas espécies de dinossauros

    LEIA MAIS
Total time: 434.89 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 97.23 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )