BLOG

ENEM e vestibulares: dicas para a véspera da prova

31 de Outubro de 2018

O Enem está chegando, e nós não queremos travar durante a prova, não é mesmo? O momento de correr atrás do prejuízo já se foi... Agora é a hora de deixar tudo pronto e mostrar todo o conhecimento que você adquiriu com tanto esforço e dedicação. Preparamos algumas dicas exclusivas para você detonar nesses dias de provas!

Está chegando a hora do ENEM e de vários outros vestibulares! E aí? Como está esse coração? Batendo muito forte? Tenho certeza que sim. Mas para garantir um dia tranquilo e cheio de sucesso na prova, vou te dar umas dicas especiais. Você se enganou se acha que ficar até tarde “estudando” será uma de nossas dicas. Esqueça! Desse jeito, você só vai cansar seu cérebro gerando mais ansiedade sobre a prova e em nada será vantajoso, ok? Uma boa prova também é feita de tranquilidade, descanso e segurança. Não se desespere, você consegue isso também! Então, preste atenção nas dicas:

Aprenda o caminho até seu local de prova

Você já tem o cartão de confirmação da prova, não é? Então tem o endereço! Não deixe pra pensar sobre onde é e como chegar no dia. Você pode se surpreender ao perceber que não é exatamente onde achou ou, ainda, se confundir sobre o caminho e o meio de transporte a usar. Deixar pra descobrir sobre isso no dia pode deixá-lo tenso e até fazê-lo perder o horário da prova. Dias antes, busque um mapa, se necessário, conheça qual a melhor maneira de chegar até lá com folga e sem problemas. Faça o itinerário e certifique-se sobre o local exato da prova. Se for usar transporte público, lembre-se que os horários do final de semana podem ser diferentes, com intervalos maiores de horário entre eles.

Nos dias que antecedem a prova, conheça qual a melhor maneira de chegar no seu local de provas com folga e sem problemas. Foto: Autor desconhecido.

Relaxe!

Na véspera da prova, tudo que você mais precisa é descansar. Durma bastante, se hidrate, faça exercícios leves. Nada de baladas ou bebidas alcoolicas. Pode ser um cinema, um livro, um lanche com amigos, mas desde que volte cedo para casa. Deixe a comemoração para depois. Vai valer a pena. Seu cérebro e seu corpo precisam estar funcionando muito bem no dia da prova. Não sobrecarregue-os e com certeza terá tranquilidade, energia e foco na hora da prova.

Procure relaxar nos dias que antecedem a sua prova. Foto: Autor desconhecido.

Organize seu estojo

Certifique-se de separar sua caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente. Imprima seu cartão de confirmação de inscrição e junte-o ao seu documento de identificação (com foto!) para não esquecer de levar. Coloque todos em um lugar onde seguramente não esquecerá de pegar.

Prepare seu lanche

Prepare o seu lanche na véspera. Na hora da prova, seja porque deu uma fominha, seja porque está nervoso, o lanche irá ajudá-lo, com certeza. Um sanduíche leve, um pacote de biscoitos ou amendoins, uma barra de chocolate são boas dicas. Também funcionam balinhas de doce de leite. Não esqueça de levar algo para beber, de preferência água. No dia da prova, tome um café reforçado antes de sair de casa também.

Separe sua roupa

Não deixe pra escolher o que vai vestir no dia. Não vale se atrasar para a prova só porque você não consegue decidir ou achar a roupa que quer, não é? Opte por peças confortáveis. Lembre-se que ficará horas sentado fazendo uma prova.  Considere também algumas situações que podem acontecer e se prepare para elas. Você pode fazer a prova numa sala muito fria – por causa de ar condicionado ou vento – ou muito quente. Por isso use roupas leves, mas leve sempre um casaquinho. Existe também a possibilidade de mosquitos te incomodarem durante a prova, especialmente nessa época do ano, depois de chuvas. Calças compridas ou repelentes podem evitar problemas.

Chegue 1 hora antes

Você já deve ter ouvido falar isso inúmeras vezes, mas se levar à risca não irá se arrepender. Chegando com folga, você poderá achar sua sala calmamente, ir ao banheiro e tomar uma água. Antes de entrar na sala, evite ficar perto de alguem desesperado e cheio de perguntas, algumas pessoas tem o hábito de ler resumos até a hora da prova. Isso pode trazer muita ansiedade, especialmente se você não lembrar muito bem do assunto que está sendo discutido – e ele pode nem cair na prova. Fique zen e relaxado!

Pense positivo

Você estudou bastante, ouviu nossas dicas e aprendeu muitas coisas ao longo dessa temporada de estudos. Então, confie! Manter-se calmo e focado será a garantia de lembrar sobre tudo que aprendeu. Acredite! Leia pausadamente. Comece pelas questões mais fáceis e analise calmamente as mais difíceis. O conhecimento está aí dentro de você. Divirta-se com a prova. Aprenda com ela também. Fazendo assim, as respostas virão ao seu encontro.

Você ralou pra chegar até aqui e essa já é uma grande conquista. Você, com certeza, não é a mesma pessoa que era há  um ano e tudo que aprendeu até aqui o faz ver o mundo de outra forma, não é verdade? A prova é apenas mais uma etapa. Acredite que passar por ela será outra conquista para que você continue a crescer na maneira de ver o mundo. Assim como fez todo esse ano que passou, organize-se, concentre-se e jogue-se! O céu é o limite.

Uma ótima prova pra você! 




Confira também

  • Dá pra descansar nas férias e passar no vestibular?

    LEIA MAIS
  • O que é o ProUni? Como faço para me inscrever?

    LEIA MAIS
  • 5 hábitos que estão boicotando seus estudos

    LEIA MAIS
  • 5 dicas para quem quer passar em medicina e está começando seus estudos agora

    LEIA MAIS
Total time: 509.19 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 132.41 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )