BLOG

Fotossíntese artificial para amenizar o efeito estufa

22 de Outubro de 2018

Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma forma artificial de realizar a fotossíntese. A estrutura utilizada é capaz de captar o dióxido de carbono da atmosfera, e convertê-lo em energia solar.

Desde que começamos a estudar os conteúdos de botânica, aprendemos que as plantas são seres autótrofos, pois “produzem o seu próprio alimento” e nós, humanos e demais animais, somos seres heterótrofos, já que precisamos consumir alimentos de outras fontes, em busca de energia. A produção do próprio alimento, realizada pelas plantas, acontece através de uma reação química simples, a fotossíntese. “Grosseiramente falando”, o gás carbônico é captado da atmosfera, e com uma forcinha da água e da luz solar, é transformado em oxigênio e glicose. Essencial para a vida na Terra, pesquisadores neste ano parecem ter descoberto uma forma para, de forma artificial, realizar o processo de fotossíntese e ainda amenizar os gases do efeito estufa.

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Flórida Central, a estrutura responsável pela fotossíntese artificial é chamada de MOF, metal-organic framework (em português, estrutura metalorgânica). A MOF é toda feita de titânio, material capaz de absorver a luz visível, e assemelha-se a uma pequena cama de bronzeamento artificial. Na estrutura, “antenas” captam a luz, e o dióxido de carbono (CO2) é transformado em moléculas de formiato e formamida, tipos diferentes de combustível solar.

A estrutura metalorgânica. Créditos: Bernard Wilchusky

Para que a eficiência da MOF seja maior, a estrutura precisa ser ampliada, e assim um espectro de luz visível considerável, será captado. Em maior escala, ela pode ser colocada próxima à usinas de energia, reduzindo significativamente a quantidade de CO2 liberada na atmosfera. O dióxido de carbono captado para a MOF, passaria pelo processo de “reciclagem” dos gases de efeito estufa, produzindo energia solar, que seria colocada no funcionamento da usina novamente.  

Após a realização da fotossíntese artificial, o ar tornou-se mais limpo e o excesso de energia pôde ser aplicado em outro lugar. Precisamos de tecnologias viáveis, que diminuam os níveis exorbitantes de gases de efeito estufa, contribuindo com a estabilização do clima para esta e para as próximas gerações. Outra alternativa citada seria a utilização de telhas de casas, fabricadas com materiais capazes de “limpar” o ar e produzir energia ao mesmo tempo, assim como a MOF. E aí... Você conhece mais alguma tecnologia que pode ajudar o nosso Planeta?

Fonte: Journal of Materials Chemistry A.




Confira também

  • Haddad x Bolsonaro: como defendem os temas relacionados à ciência?

    LEIA MAIS
  • Porque você não deve compartilhar fake news

    LEIA MAIS
  • Vai ter eclipse e lua de sangue e isso não é o apocalipse!

    LEIA MAIS
  • Cientistas descobrem uma molécula que impede a metástase

    LEIA MAIS
Total time: 400.52 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 123.79 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )