BLOG

Haddad x Bolsonaro: como defendem os temas relacionados à ciência?

18 de Outubro de 2018

No dia 28 de outubro, milhões de brasileiros irão às urnas para escolher um dos candidatos que concorrem à presidência. Caso você ainda tenha dúvidas quanto ao seu voto, nós separamos as propostas dos candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, nas áreas de: Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. Confira!

Domingo do dia 07 de outubro, 20h, o Brasil aguardava o resultado da eleição do presidente. Momentos de angústia, ansiedade e espera, que só cessaram com o anúncio dos candidatos para o 2º turno: Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

Fernando Haddad é candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), professor de ciência política na Universidade de São Paulo, já foi Ministro da Educação e prefeito da cidade de São Paulo. Na oposição, Jair Bolsonaro, candidato pelo Partido Social Liberal (SC). Ele é militar da reserva e é deputado federal desde 1991.

Até o dia 28, os candidatos irão enfrentar debates e entrevistas pra mostrar porque devem ser escolhidos como presidente do Brasil nos próximos 4 anos. Como é nosso dever cuidar do País (para a nossa e para as próximas gerações), preparamos um resumo do que cada um dos dois candidatos diz sobre: educação, ciência, tecnologia e meio ambiente.

O Biologia Total vai apontar quais são as propostas dos candidatos à presidência Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente.

Créditos: Biologia Total

Educação

Considerando que o Brasil ocupa a 53ª posição entre os 65 países avaliados, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), se tem uma coisa que precisa melhorar no nosso País, é a educação!

Para Haddad, os professores, principalmente os alfabetizadores, merecem valorização e capacitação. Ele quer promover a inclusão digital e tecnológica de crianças, desde o 1º ano do ensino fundamental. Pretende investir em educação de campo, indígena e quilombola. Tem como meta garantir que todas as crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, estejam na escola e aprendam. Pretende revogar a reforma do ensino médio, decretada em 2017, e promover uma reforma curricular através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Já para Bolsonaro, a educação básica e o ensino médio técnico, são áreas prioritárias. O ensino básico deve conter mais matemática, ciências e português, e menos doutrinação e sexualização precoce. O candidato pretende também eliminar a ideologia de Paulo Freire, mudar a BNCC e impedir a aprovação automática nas escolas. Quanto à educação à distância, Bolsonaro acredita que ela pode servir como alternativa para as áreas rurais, onde as áreas de difícil acesso podem impedir aulas presenciais. 

Ciência e Tecnologia

Haddad planeja fazer a remontagem do Sistema Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação, buscando associações com universidades e centros de pesquisa. Pretende também recriar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para garantir a prioridade estratégica da área. Os investimentos deverão ser ampliados, com o objetivo de garantir a competitividade internacional em relação às mudanças tecnológicas do mundo.

O candidato Bolsonaro pretende criar um ambiente favorável para o empreendedorismo, principalmente nas universidades, valorizando talentos nacionais e atraindo talentos do exterior para gerar novas tecnologias, emprego e renda. Quer ainda incentivar cada uma das regiões do País a investir nos seus potenciais (a do Nordeste seria um forte potencial em desenvolver energia renovável, por exemplo).

Meio ambiente

Para o candidato Haddad, o primeiro passo deve ser a introdução de uma agenda estratégica ecológica, que liste políticas ambientais, territoriais, regionais, produtivas, tecnológicas, científicas e educacionais, como aliadas na construção de um País mais próspero. Pretende também reforçar o cumprimento das penas para abuso e maus-tratos de animais, que apesar de serem consideradas crimes, raramente são cumpridas. Quer também ampliar o debate a respeito da proteção e defesa dos animais silvestres, principalmente na área educacional.

Em relação ao candidato Bolsonaro, não foram encontradas propostas que tratem de meio ambiente, florestas e/ou animais. A única citação do termo “meio ambiente” no plano de governo do candidato, diz respeito à nova estrutura federal agropecuária.

E agora?

No dia 28 de outro de 2018, milhões de brasileiros irão as urnas em todo o País, para escolher entre os candidatos à presidência: Fernando Haddad e Jair Bolsonaro.

Créditos: Estadão

Lembramos que citamos apenas algumas das propostas de cada um, mas que nos planos de governo de ambos os candidatos, inúmeras propostas podem ser encontradas. Para quem quiser consultar, o de Haddad pode ser lido aqui e o de Bolsonaro aqui. Se informe a respeito das ideias e ideologias dos partidos, atuação dos candidatos, conheça seu presente e seu passado, e faça a sua melhor escolha.

Apesar de muitas pessoas não acreditarem, o voto é um forte instrumento de mudança política e social. Através dele é possível mudar a história do País (estado também, onde haverá 2º turno) e decidir como serão os próximos 4 anos.

No dia 28/10 vote consciente e ajude a escrever a história do nosso País!




Confira também

  • Porque você não deve compartilhar fake news

    LEIA MAIS
  • Vai ter eclipse e lua de sangue e isso não é o apocalipse!

    LEIA MAIS
  • Cientistas descobrem uma molécula que impede a metástase

    LEIA MAIS
  • Pesquisadores descobrem relação entre a herpes e o Alzheimer

    LEIA MAIS
Total time: 406.21 ms (SQL time: 0.05 ms, overhead time: 117.42 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )