Biologia

Interfase: saiba o que é, etapas, características

A interfase é o período entre 2 divisões celulares consecutivas. Ela é a fase mais longa do ciclo celular e está subdividida em 3 fases: G1, S e G2.

Acessibilidade

Se você quer entender tudo sobre Interfase, está no lugar certo! No mundo celular, dividir é sinônimo de multiplicar (não leve isso em consideração na prova de Matemática, ok?) - quando nossas células se dividem, elas se multiplicam!

Vamos começar pelo ciclo celular: é o período que se inicia com a origem da célula a partir de outra, e termina quando ela se divide e forma as células-filhas. O ciclo celular possui duas etapas principais: a divisão celular e a interfase. Como a célula permanece 90% do tempo em interfase, é sobre ela que falaremos hoje!

O período de interfase é caracterizado por uma intensa atividade metabólica.
Observação de célula em interfase, através de microscopia de luz.

O que é interfase?

A interfase é o período entre duas divisões celulares, ou seja, é o período em que a célula não está se dividindo. É nesse período que o DNA cromossômico está ativo e a célula está em produção constante de proteínas, além de estar se preparando para a próxima divisão celular.

Leita também:

Divisão celular: tudo o que você precisa saber!

Mitose: o que é, características, fases e mais

Meiose: um resumo com tudo o que você precisa saber

Como a interfase é dividida

A interfase é dividida em 3 fases, nas quais ocorre, consecutivamente, o crescimento celular, a duplicação do material genético e o rearranjo dos centríolos. Essas fases são: G1, S e G2.

Interfase é dividida em 3 fases: G1, S e G2

G1 (Gap 1)

Gap significa intervalo. Nessa etapa, a célula produz proteínas, RNA, organelas citoplasmáticas e aumenta o seu volume. Aqui também inicia a duplicação dos centrossomos.

No fim dessa etapa tem o ponto de checagem (ou de verificação), quando a célula confere se tudo foi produzido da forma correta. Erros no ponto de checagem podem levar ao câncer, por exemplo.

S (Síntese)

É a fase mais importante e longa da Interfase, porque é quando ocorre o processo de replicação do material genético.

G2 (Gap 2)

Nessa fase são produzidas mais moléculas que serão utilizadas na divisão celular, a célula ganha mais volume e duplica os centrossomos. No fim, tem mais um ponto de checagem, como na fase G1.

Pra você ter noção do quão longa é a interfase, algumas células, por exemplo, possuem um ciclo celular com duração de 36 horas, sendo que 35 delas são de interfase e somente 1h para a mitose. Ou seja, se considerarmos um ciclo celular que dura 24 horas, normalmente de 9 a 11 horas são na fase G1, 8 a 11 horas na fase S e de 4 a 5 horas na fase G2. No tempo restante a mitose faz o seu trabalho em um tempo relativamente curto.

É importante lembrar que a duração do ciclo celular varia muito dependendo do organismo e do tipo de célula que estamos falando.

A quantidade de DNA que a célula possui num determinado momento do ciclo celular, varia de acordo com as fases da interfase. Ela é mínima no período G1, dobra no período S, atinge o valor máximo em G2 e na telófase a quantidade volta a ser mínima.
A quantidade de DNA de uma célula durante o ciclo celular está relacionada com os períodos da interfase

Em conclusão, agora que já passamos pela maior parte do ciclo celular, é hora de dividir! Mas isso é assunto para outro post.

Por enquanto, que tal conferir esse resumão sobre interfase que o Prof. Jubilut preparou?

👉 Leia também:

Temas de Biologia que você deve priorizar para o Enem 2023

banner da plataforma Aprova Total

TEMAS:

avatar

Ver mais artigos de Redação Aprova Total >

Compartilhe essa publicação:

Veja Também

Assine a newsletter do Aprova Total

Você receberá apenas nossos conteúdos. Não enviaremos spam nem comercializaremos os seus dados.