BLOG

Japoneses fazem ovário produzir espermatozoides

13 de Junho de 2015

Ao bloquear um certo gene de células germinativas, células sexuais que ainda não estão diferenciadas, tanto podem dar origem a células sexuais masculinas (espermatozoides) ou células femininas (óvulos), um grupo de cientistas conseguiu que uma peixe fêmea produzisse espermatozoides dentro de um ovário.

Os pesquisadores bloquearam um gene específico, encontrado em diversos animais vertebrados, chamado foxl3. Este gene é responsável por bloquear a transformação das células germinativas, que no começo da vida são neutras, em células masculinas, as espermatogônias. Os testes realizados bloqueavam a ação do gene foxl3, assim as fêmeas começaram a produzir espermatozoides saudáveis em seus ovários.

pesquisa sobre inseminação

Os humanos não tem este gene, porém os cientistas suspeitam que exista um mecanismo semelhante de bloqueio para a diferenciação das células de reprodução sexual. Os peixes tem um sistema de determinação sexual bem diferente do nosso. Muitos peixes podem inclusive mudar de sexo, dependendo das condições do ambiente. Diferente da gente, muitas espécies não possuem cromossomos que determinam o sexo como o X e Y dos humanos.

Os cientistas japoneses acreditam que o fato de terem conseguido produzir estes espermatozoides e ainda conseguir fertilizar outros óvulos a partir destas células masculinas produzidas por fêmeas pode ter grande impacto, principalmente no campo de estudo da aquicultura.

produção de espermatozoides

Eles também encontraram que os espermatozoides podem ser produzidos de forma mais rápida em óvulos do que em testículos, aumentando ainda mais a curiosidade sobre o processo de desenvolvimento destas células.

Fonte: Discover Magazine




Confira também

  • Uso de anticoncepcional está relacionado com o aumento do câncer de mama

    LEIA MAIS
  • Novidades no desenvolvimento de anticoncepcionais masculinos!

    LEIA MAIS
  • O anticoncepcional masculino está chegando!

    LEIA MAIS
  • As 10 relações sexuais mais estranhas do mundo animal!

    LEIA MAIS
Total time: 510.61 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 145.98 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )