BLOG

O anticoncepcional masculino está chegando!

30 de Junho de 2015

O mundo dos métodos contraceptivos está para mudar. Até recentemente, a maioria das técnicas e medicamentos feitos para impedir a gravidez tem como alvo as mulheres. As pílulas anticoncepcionais fizeram uma revolução a partir da década de 60, quando foram inventadas e disponibilizadas no mercado.

O conhecimento sobre o ciclo menstrual e os hormônios envolvidos foram essenciais para que as pílulas de estrogênio começassem a ser desenvolvidas. Sabe-se que as mulheres entram em período férteis cíclicos e que estes períodos são controlados por uma série de hormônios sexuais.

Para saber tudo que está envolvido no ciclo menstrual e nos métodos anticoncepcionais, assista às minhas videoaulas sobre reprodução.

métodos anticoncepcionais masculinos, anticoncepcional para homem

A novidade da virada do século é a busca por um anticoncepcional que também possa ser usado por homens. Os únicos métodos possíveis até agora para evitar a gravidez para eles eram o preservativo masculino (camisinha) e a vasectomia.

As mulheres acabam sendo obrigadas a se entupirem de hormônios, o que não é muito bom para o organismo. As pílulas só devem ser tomadas depois de feitos exames e acompanhamento com a ginecologista, porque existem diversos tipos com composições diferentes para cada mulher. Além disso, existe a possibilidade de esquecer de tomar as pílulas.

pílula anticoncepcional feminina, métodos anticoncepcionais masculinos

Por isso, os novos métodos contraceptivos que estão sendo desenvolvidos para os homens baseiam-se em aplicações sem hormônio. O produto em desenvolvimento que está mais próximo de chegar as pessoas (algo entre 2018 e 2020) é uma espécie de vasectomia bem menos invasiva.

Trata-se da aplicação de um polímero nos canais, por onde os espermatozoides passam depois de saírem dos testículos. Ao contrário da vasectomia, que pode ser reversível apenas através de uma nova cirurgia, o tampão injetado se dissolve com o tempo, tornando o homem fértil de novo.

O problema é o medo que alguns homens podem ter com a aplicação deste novo método. Com uma seringa, o tampão de polímero é injetado através do saco escrotal nos canais que levam os espermatozoides até próximo da próstata. Claro, tudo com anestesia para não doer.

efeitos colaterais dos anticoncepcionais

Também já foram realizados testes em que pílulas com hormônios impediram a produção do esperma. O esperma não é a célula reprodutiva, mas o líquido rico em moléculas orgânicas, que ajuda no caminho do espermatozoide até o óvulo.

O ideal é procurar um método contraceptivo que não use hormônios, e que também possa ser tomado facilmente como uma pílula. Importante lembrar que todos estes métodos continuam não sendo efetivos contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Contra elas existe apenas uma defesa, o preservativo!

Fonte: Big Think




Confira também

  • Uso de anticoncepcional está relacionado com o aumento do câncer de mama

    LEIA MAIS
  • Novidades no desenvolvimento de anticoncepcionais masculinos!

    LEIA MAIS
  • Japoneses fazem ovário produzir espermatozoides

    LEIA MAIS
  • As 10 relações sexuais mais estranhas do mundo animal!

    LEIA MAIS
Total time: 518.31 ms (SQL time: 0.03 ms, overhead time: 130.16 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )