BLOG

Os nomes de espécies mais engraçados!

27 de Novembro de 2015

Sempre que algum pesquisador descobre uma nova espécie de animal, planta ou organismo vivente ele tem o prazer de nomeá-lo. Alguns homenageiam pessoas, outros a si mesmos, e há ainda os que tentam descrever a espécie no nome científico. Claro que nem todos ficam satisfeitos e resolvem colocar nomes, no mínimo, bizarros.

Os nomes científicos são organizados de forma binomial, ou seja, com dois nomes, sendo o primeiro o gênero e o segundo a espécie. Este sistema foi criado por Linnaeus em 1735, e continua sendo utilizado até hoje.

Apesar de existir debates sobre como nomear os organismos em congressos internacionais, os pesquisadores tem a liberdade de dar o nome que quiserem. Esta liberdade acaba criando nomeações um tanto quanto cômicas!

Linnaeus, nomes científicos de espécies

Retrato de Carl_von_Linné ou Linnaeus, pai da nomenclatura científica. Quadro pintado por pintado por Alexander Roslin, em 1775.

Vamos começar então com a esponja  Guitarra flamenca (Carballo & Uriz). Não satisfeitos por terem encontrado esta espécie no mar mediterrâneo da Espanha, os autores quiseram dar um símbolo da cultura espanhola à esponja.

Outra homenagem pode ser vista na mariposa Leonardo davincii (Bleszynski), encontrada no Sudão. La cucaracha (Bleszynski) é o nome dado a uma mariposa, da mesma família da Leonardo davincii, encontrada na Bolívia.

Uma planta leguminosa nomeada Clitoria fragrans (Small) também entra na lista. Ela é nativa da região da Flórida, nos Estados Unidos, e suas flores lembraram o Sr. Small um órgão genital feminino. Além dos estames estarem posicionados onde seria o clitóris, ele ainda nos conta que a flor tem uma fragrância característica.

Nomes de espécies exóticos, Clitoria fragans

                                                                 Clitoria fairchildiana Foto: Mauricio Mercadante                               

Vocês pensaram que pelo menos o criador do sistema seria um pouco mais sério, não? Mas ele também teve suas contribuições para esta lista. Podemos ver na Sterculea foetida (Linnaeus), conhecida como Chichá-fedorento aqui no Brasil.

Seu nome vem do fedor de esterco que suas flores possuem. Phallus impudicus (Linnaeus), que poderia ser agrupada com a flor do Sr. Small, é um fungo e seu nome significa “pinto sem-vergonha”.

Nomes de espécies exóticos, espécies de plantas

                                                                                   Esporófito de Phallus impudicus.

Não podiam faltar os trocadilhos na lista: Aha ha (Menke), nome dado a uma vespa, há quem diga que o Menke quando viu a vespa gritou “Aha!”, e daí seu nome; Abra cadabra (Eames & Wilkins), nome de um molusco bivalve; a cobra Lycodrya scococola (Hawlitschek et al.), apesar de seu nome se originar de Cocos (gênero de coqueiros) unido com -cola, que significa habitar, não podemos deixar de notar a semelhança com a bebida.

E aqui vai a lista toda: 

Aha ha (Menke) - Vespa

Abracadabra (Eames & Wilkins) - Molusco

Clitoria fragans (Small) - Planta

Guitarra flamenca (Carballo & Uriz) - Esponja

La cucaracha (Bleszynski) - Mariposa

Leonardo da vincii (Bleszynski) - Mariposa

Lycodrya scococola (Hawlitschek et al.) - Cobra

Phallus impudicus (Linnaeus) - Fungo

Sterculea foetida (Linnaeus) - Planta

Criatividade é o que não falta pra estes cientistas. E você? Que nome daria se encontrasse uma nova espécie nunca antes descrita? Você seria tão criativo quanto essas figuras aí da lista?

Para quem quiser conferir mais nomes, Menkel, o autor da vespa Aha ha, tem um site com uma lista bem maior que pode ser acessado aqui: http://cache.ucr.edu/~heraty/menke.html

Fontes: National Museum e Curious Taxonomy




Confira também

  • 10 espécies nomeadas em homenagem a famosos

    LEIA MAIS
  • 7 espécies com nomes inspirados na saga Star Wars!

    LEIA MAIS
  • Já pensou que emoção ter uma espécie batizada com seu nome?

    LEIA MAIS
  • A nova árvore da vida pode revolucionar a biologia

    LEIA MAIS
Total time: 445.59 ms (SQL time: 0.03 ms, overhead time: 120.27 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )