BLOG

Por quanto tempo as drogas permanecem em nosso organismo?

18 de Outubro de 2017

Sejam elas lícitas ou ilícitas, as drogas permanecem por certo tempo em nosso organismo, até que sejam totalmente metabolizadas e expelidas. O processo ocorre para qualquer tipo de droga utilizada, desde uma simples latinha de cerveja, passando por medicamentos poderosos contra a dor (como a morfina) até drogas ilícitas pesadas, como a metanfetamina.

Enquanto vão sendo metabolizadas pelo organismo, as drogas aumentam a produção de certos produtos, que vão sendo liberados no organismo. Estes produtos podem ser utilizados em testes à procura de rastros de medicamentos ou indicação de consumo de drogas.

Análises de sangue e urina são bastante comuns, e conseguem detectar rastros de diversos tipos de drogas e medicamentos. Testes com amostras de sangue podem identificar estes produtos do metabolismo diversas horas após seu consumo. A cocaína, por exemplo, pode ser detectada até 48 horas após seu uso. Já a morfina permanece por menos tempo no organismo, podendo ser detectada em amostras de sangue por aproximadamente 8 horas após o uso.

tempo permanência drogas sangue

Tempo de identificação de metabólicos decorrentes do uso de drogas no sangue. Fonte: Drugs and Alcohol Information and Support.

Análises realizadas com urina são ainda mais eficazes, pois a urina pode guardar vestígios do uso destes elementos por dias. O LSD, por exemplo, pode ser detectado em urina até três dias após seu consumo. O consumo de bebidas alcoólicas, por outro lado, deixa rastros que podem ser detectados na urina por até cinco dias.

tempo permanência drogas urina

Tempo de identificação de metabólicos decorrentes do uso de drogas na urina. Fonte: Drugs and Alcohol Information and Support.

Em ambos os testes, a maconha é a droga que pode ser identificada por mais tempo no organismo. Porém, assim como nos demais produtos, este tempo varia de acordo com a frequência de seu uso, além da quantidade consumida e de características inerentes ao consumidor. Se o indivíduo testado for um usuário frequente e tiver consumido a droga em grandes quantidades, é possível identificá-la no organismo por até cerca de 30 dias após seu consumo. Em um usuário de baixa frequência, por outro lado, a droga pode ser identificada por cerca de 1 a 6 dias após seu consumo.

Além dos testes de urina e sangue, um teste muito mais acurado consegue identificar o consumo das drogas a partir de amostras de cabelo. Este teste consegue identificar grande parte das drogas por até 3 meses após seu consumo, uma vez que resquícios de praticamente tudo permanecem em nossos folículos por cerca de 90 dias.

Fonte: Drugs and Alcohol Information and Support.




Confira também

  • É possível ser saudável sendo vegetariano/ vegano?

    LEIA MAIS
  • Pesquisadores desenvolvem cola para cicatrizes a partir de mexilhões

    LEIA MAIS
  • Últimas descobertas sobre a zika

    LEIA MAIS
  • Medicamento para Hepatite C apresenta resultados positivos para o tratamento da Zika

    LEIA MAIS
Total time: 481.22 ms (SQL time: 0.02 ms, overhead time: 106.93 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )