BLOG

Por que a planta onze-horas é perigosa para os animais?

21 de Novembro de 2018

Muito bonita e bastante comum no Brasil, a planta onze-horas é popular pela sua peculiaridade: às 11 horas seus botões florais se abrem. O que muita gente não sabe é que ela pode ser tóxica para os animais doméstico. Entenda mais em nosso Blog!

Conhecida popularmente como onze-horas, esta planta tem o nome científico de Portulaca grandiflora. São plantas com folhas suculentas, porte herbáceo e usadas em muitos jardins de forma ornamental. Como ela produz uma flor muito bonita, acabou sendo levada para os quatro cantos do mundo para ser cultivada e assim, atualmente, existem diversas variedades desta planta.

O nome popular “onze-horas” se deve ao período do dia em que os botões florais se abrem, próximo ao meio-dia. O nome acaba mudando de país para país, já que condições diferentes fazem com que o florescimento seja antecipado em algumas horas. Por exemplo, na Índia, ela é conhecida como “nove horas”. No Vietnã, o nome dado é “dez horas”.

Mas por que elas são tóxicas para alguns animais?

As onze-horas são uma espécie da família Portulacaceae. Estas plantas são ricas em diversos nutrientes e são consumidas em várias partes do planeta. Ela é fornecida tanto para alimentação na criação de animais como para os humanos. Porém, para isso deve ser ingerida em pequena quantidade ou ser cozida.

Isto porque as folhas e flores desta planta são ricas em pequenos cristais oxalato de cálcio. Estes cristais têm a forma de agulhas microscópicas que ferem o tubo digestivo do animal que os ingere. A produção destes cristais é variada e depende das condições e recursos a que estão expostas as plantas durante o crescimento.

Os oxalatos são encontrados em células especiais das plantas, os idioblastos. Estes idioblastos podem ter diversas funções, uma delas é a defesa da planta contra a herbivoria. Estes cristais irritam os animais que tentem comê-la. Imagine para um pequeno inseto que terrível seria comer uma folha que está cheia de cacos de vidro.

Ela não é prejudicial somente aos animais muito pequenos. Cães e gatos podem comer plantas que têm estes cristais, que não são veneno, mas irritam o trato digestivo e respiratório deles, levando a morte por hemorragia ou asfixia se não forem tratados rapidamente.

Outras plantas comuns que têm oxalatos são a comigo-ninguém-pode e os copos de leite, os dois da família Araceae.

Fonte: Utah State University




Confira também

  • Plantas carnívoras fazem fotossíntese?

    LEIA MAIS
  • 10 árvores incríveis ao redor do mundo

    LEIA MAIS
  • Plantas também dormem! Pesquisadores registram a exata posição das folhas durante o dia e a noite.

    LEIA MAIS
  • Plantas liberam gases como possível mecanismo de defesa!

    LEIA MAIS
Total time: 387.14 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 102.57 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )