BLOG

Por que estudar atualidades é importante no ENEM?

31 de Outubro de 2018

Acompanhar o que está acontecendo no mundo é fundamental para nossa formação como bons cidadãos e importantíssimo se você irá fazer as provas de vestibulares e/ou ENEM. Entenda porque você precisa estar antenado com o mundo e estudar atualidades para a prova do ENEM!

Você costuma ver televisão? Ler jornais? Assina algum newsletter ou revista? Vê sites de notícia diariamente? Sabe o que está acontecendo no seu País e no Mundo? Se as suas respostas somaram mais “nãos” do que “sins”, temos um problema! Tanto a maioria dos vestibulares do Brasil, quanto o ENEM, adoram abordar temas que estão em foco na mídia e na “boca do povo”. Estar bem informado é fundamental, principalmente para que você consiga redigir uma boa redação e não caia em possíveis pegadinhas que possam aparecer.

Saber sobre atualidade significa conseguir se posicionar em relação a algum tópico atual e relevante que esteja em foco. Conteúdos que agreguem valor histórico, sociológico, político, científico, bem como os principais desafios enfrentados em relação ao que está sendo cobrado, podem aparecer na sua prova.

Nos últimos anos TODAS (isso mesmo, todas) as redações do ENEM cobraram temas atuais que precisavam ser contextualizados de maneira correta para que o aluno tivesse uma boa nota. Infelizmente, não é possível prever exatamente o que será cobrado, já que não estamos falando de um cálculo matemático, por exemplo. Será observado se o estudante está por dentro de assuntos do país e do mundo, e se está apto para propor soluções e imprimir críticas e argumentos sobre o tema questionado.

Em 2017, o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” fez com que 309.157 redações tivessem nota ZERO, das 4.725.330 corrigidas. Da mesma forma podemos observar as redações que receberam nota MIL: apenas 53 (0,0011% do total corrigido). Muitos dos alunos tiveram dificuldade em desenvolver o tema, ou acabaram até mesmo fugindo dele (falando de braile, por exemplo). Há casos específicos em que existe a dificuldade em escrever sobre qualquer tema. Fruto de pouco tempo dedicado a leitura e a escrita, em um ensino muitas vezes sucateado.

Créditos: Twitter

Mas Jubilut, você ainda não respondeu: para que preciso estudar atualidades, afinal? Pra passar na prova (primeiro e mais importante)! Segundo, para que você consiga refletir e se posicionar em relação ao cenário político e social, da sua cidade e do mundo, e assim possa ser um cidadão mais informado, engajado e consciente!

Dicas para se manter atualizado (a)

Infelizmente aqui, para que você possa se dar bem, não existem fórmulas, macetes, musiquinhas e nem atalhos. Um (a) aluno (a) atualizado (a) precisa colocar a mão (e os olhos) na massa, dedicando um tempinho do seu dia (até a realização da prova) à leituras relevantes! Para conseguir essas leituras, vale beber de todas as fontes: aplicativos de celular, programas de TV, YouTube, telejornais, rádio, blogs, portais de notícia, revistas, jornais impressos, enfim. Aproveite o máximo de conteúdo que puder, sempre tendo em mente que você deve consumir conteúdos relevantes para a sociedade (não adianta ler sobre celebridades e mentir para si mesmo)!

Créditos: Reprodução

Agora me responda: com tantos aspectos positivos, por que não estudar atualidades?




Confira também

  • Dá pra descansar nas férias e passar no vestibular?

    LEIA MAIS
  • O que é o ProUni? Como faço para me inscrever?

    LEIA MAIS
  • 5 hábitos que estão boicotando seus estudos

    LEIA MAIS
  • 5 dicas para quem quer passar em medicina e está começando seus estudos agora

    LEIA MAIS
Total time: 463.24 ms (SQL time: 0.03 ms, overhead time: 88.50 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )