BLOG

Você sabia que é possível produzir energia a partir do lixo?

24 de Outubro de 2018

O biogás é um tipo de energia renovável que pode ser produzido a partir do nosso lixo. Ele vem sendo cada vez mais utilizado no mundo inteiro, pode resolver o número crescente de pessoas nos centros urbanos e eliminar os lixões.

Fontes de energias renováveis são cada vez mais utilizadas em todo mundo: a população vem crescendo, junto com o desenvolvimento econômico e a preocupação com o meio ambiente. A emissão dos gases de efeito estufa atingem níveis maiores a cada ano, e estes números merecem atenção e ações imediatas. O uso do biogás é uma tecnologia que vem se expandindo no mundo e principalmente no Brasil. O objetivo do biogás é produzir energia a partir da degradação de resíduos sólidos (lixo), que pode ser utilizada como eletricidade, vapor, combustível industrial ou veicular, entre outras opções.

Você já parou pra pensar que o seu lixo pode virar energia renovável? Crédito: R Kaband | Shutterstock

O biogás é produzido a partir da matéria orgânica (do lixo) que é decomposta na ausência do oxigênio (forma anaeróbia) e com o auxílio de bactérias. O resultado é uma mistura gasosa, sem cor e sem cheiro, e um resíduo que pode ser utilizado como fertilizante (biofertilizante). Entre os principais componentes do biogás estão o gás metano (60 a 80%) e o gás carbônico. Em lixões a céu aberto, metano e gás carbônico são produzidos e liberados na atmosfera sem qualquer tipo de tratamento, poluindo o ambiente. Aqui eles estão utilizados de maneira benéfica e limpa.

São muitos os materiais que podem servir como matéria prima para a produção dele: resíduos urbanos, lodos de estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais; dejetos de suínos, bovinos e aves, resíduos de indústria alimentícia, entre outros. Nos aterros sanitários, a produção do biogás é feita em 4 etapas principais que consistem na hidrólise (quebra das ligações moleculares complexas); acidogênese, onde as substâncias resultantes da hidrólise são transformadas por bactérias fermentadoras; a acetogênese, quando os materiais da etapa anterior são novamente transformados por um outro grupo de bactérias; e a metanogênese, que fará a geração do biogás.

Mesmo com a sua produção ainda limitada, diversos países têm mostrado interesse em aderir à tecnologia. Na Europa, alguns governos já são forçados a encontrar alternativas que diminuam os impactos ambientais dos aterros sanitários antigos. No Brasil, existem projetos que incentivam a construção de aterros sanitários que utilizam a tecnologia para produção do biogás, buscando a eliminação dos lixões.

O biogás é uma fonte renovável e inesgotável de energia, já que constantemente haverá a produção de resíduos; ajuda na eliminação dos lixões, onde ocorrem a proliferação descontrolada de ratos, insetos, e a contaminação da água e do solo; reduz a emissão dos gases de efeito estufa e produz um biofertilizante como produto. Essa ótima alternativa para o presente e o futuro, não pode nos deixar esquecer que também podemos contribuir com a diminuição dos impactos ambientais através da reciclagem, do reaproveitamento de materiais e de um consumo moderado.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, UFRJ,  USP.


 

Questões sobre fontes renováveis de energia podem aparecer no seu vestibular ou no ENEM. Confira uma questão que caiu no vestibular da UDESC:

A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável.

a) biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.   

b) hidrogênio, usado como célula combustível.   

c) biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.   

d) carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.   

e) energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.   

 

Resposta: alternativa d. O carvão mineral é um combustível fóssil não renovável, porque foi formado ao longo de milhões de anos por processo de sedimentação de detritos vegetais.  




Confira também

  • O que a morte de uma baleia com 8 quilos de plástico no estômago está nos dizendo?

    LEIA MAIS
  • Por que a descoberta dos corais da Amazônia foi considerada inesperada?

    LEIA MAIS
  • A resiliência da Grande Barreira de Corais pode estar ameaçada

    LEIA MAIS
  • Como preservar o único bioma exclusivamente brasileiro?

    LEIA MAIS
Total time: 483.66 ms (SQL time: 0.03 ms, overhead time: 112.76 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )