BLOG

Pesquisadores descobrem uma nova forma de matar células cancerígenas

04 de Setembro de 2017

Pesquisadores do Reino Unido descobriram uma nova forma de atacar a matar células cancerígenas. Chamado de "CICD", o método eliminou as células cancerígenas com eficiência, ao ativar o sistema imunológico. O próximo passo é comprovar a sua eficácia e posteriormente utilizá-lo em humanos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, 8,2 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo por conta do câncer. A luta contra o câncer é uma grande batalha, tanto do lado de quem enfrenta a doença, quanto do lado dos pesquisadores que buscam formas de tratamento menos invasivas ou mesmo a cura. Investigando novas formas de combater a doença, pesquisadores do Reino Unido publicaram na última semana um estudo que pode ser uma nova forma de combater e curar o câncer. Chamado de CICD - Caspase-Independent Cell Death (Mortalidade Celular Independente de Caspase, em português), o método foi capaz de acabar com células cancerígenas de câncer colorretal, um tipo de câncer que acomete um segmento do intestino grosso e o reto, de grande ocorrência em homens e mulheres.

Diferentemente dos tratamentos convencionais, o CICD foi capaz de eliminar somente as células-alvo! Os tratamentos convencionais – incluindo a quimioterapia – utilizam o método de apoptose (uma morte celular programada), onde as células recebem ordens de proteínas, as caspases, para morrerem. Esse tipo de tratamento acaba atacando células saudáveis e muitas vezes não atua de forma efetiva, já que células cancerígenas podem acabar sobrevivendo. O CICD foi capaz de eliminar as células cancerígenas com um super adicional: as células que morriam ativavam o sistema imunológico, mandando ele atacar e acabar com o restante delas. Além de causar um dano menor ao organismo, o método apresenta uma maior chance de remissão da doença.

O próximo passo dos pesquisadores é confirmar que o CICD é realmente eficaz combatendo o câncer e posteriormente desenvolver o método para utilizar em humanos. O estudo foi realizado até o momento apenas em culturas de células em laboratório, mas os pesquisadores acreditam que ele possa ser reproduzido para atacar outros tipos de cânceres também, além do colorretal.

Fonte: INCA, Nature Cell Biology.


 

Fique ligado! Questões sobre este assunto podem aparecer no ENEM e demais vestibulares. Veja abaixo uma questão que já apareceu na prova da ACAFE:

O câncer é uma doença multifatorial, o que significa que diversos fatores concorrem e podem se sobrepor, favorecendo seu desenvolvimento.

Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.

I. Chamamos de câncer uma classe de doenças que tem como característica básica o crescimento desordenado e irregular de células que podem invadir outros tecidos e/ou espalhar-se para outras regiões do organismo (metástase).

II Em condições normais, através de um processo denominado divisão celular, as células do nosso corpo crescem, duplicam seu material genético e se dividem. Quando uma célula se divide e dá origem a duas células idênticas, o processo de divisão celular é denominado mitose.

III. Entre os fatores que concorrem e podem se sobrepor favorecendo o desenvolvimento do câncer, citam-se: tabagismo, exposição à radiação, distúrbios hormonais, alguns vírus e mutações genéticas.

IV. Os proto-oncogenes são genes mutados que ao serem ativados provocam a divisão incontrolada da célula, ocasionando a formação do tumor.

Todas as afirmações estão corretas em:

a) I – II – III  

b) II – III – IV  

c) I – III  

d) III – IV  

 

 

Resposta: alternativa c. [II] Incorreta: Nem todas as células do corpo humano sofrem divisões mitóticas. [IV] Os proto-oncogenes são genes que regulam o crescimento e a divisão celular. 




Confira também

  • Vírus zika pode ser utilizado contra o câncer

    LEIA MAIS
  • Como funciona o quimerismo em humanos?

    LEIA MAIS
  • Você já ouviu falar em tumor no coração?

    LEIA MAIS
  • Processo de autofagia rendeu prêmio Nobel! Mas o que é isso?

    LEIA MAIS
Total time: 413.70 ms (SQL time: 0.04 ms, overhead time: 108.42 ms), SQL(s): 15 (install mode) GZIPED
INVALID HTML
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: Missing ALT in img tag: img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=254341104760439&ev=PageView&noscript=1"
CFP_HTMLTOOLS: Missing type in SCRIPT tag
CFP_HTMLTOOLS: /head came when /link was expected
CFP_HTMLTOOLS: End of file reached while waiting 9 end tags:Array ( [0] => html [1] => head [2] => meta [3] => link [4] => link [5] => link [6] => link [7] => link [8] => link )